Daí a mudança do nome já que a CET não cuida somente do movimento dos veículos e vias e sim do conjunto (veículos, pedestres, vias, sinalização vertical, horizontal, semafórica, radares, fiscalização, educação e orientação).
Na minha concepção muito particular, acredito que podemos generalizar o termo como TRÂNSITO como já vem sendo feito na mídia falada, escrita, web etc. Mas qual a definição certa? Primeiro veremos o que diz o nosso Código de Trânsito Brasileiro – CTB.
Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.
§ 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
Comentário: Além desta definição, o CTB, em seu Anexo I, define trânsito como a “movimentação e imobilização de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres.”
É comum ouvirmos falar que o “trânsito estava intenso” ou “o tráfego estava intenso”.
Reparem que o Código de Trânsito Brasileiro não define tráfego, apesar de utilizá-lo quando faz referência à “Engenharia de Tráfego”. Podemos dizer, então, que não há diferença substancial entre um e outro. O Dicionário Aurélio define TRÂNSITO como: “Ato ou efeito de caminhar; marcha, fluxo das mercadorias transportadas, por aerovia, ferrovia, hidrovia ou rodovia” TRÂNSITO, vocábulo derivado do latim “transitum”, como uma atividade bem ampla que engloba a circulação ou movimento de veículos e deslocamento de pedestre na via pública, bem como todas as atividades ligadas à circulação de veículos.
TRÁFEGO, Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, do Aurélio, “tráfego é o transporte de mercadorias em linhas férreas ou em rodovias”. O que não esclarece ou diferencia da definição de Trânsito do mesmo Aurélio. O Grande Dicionário Etmológico-Prosódico da Língua Portuguesa, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT não têm definições muito diferentes das do Aurélio. O Cambridge International Dictionary of English define tráfego (traffic) “como o conjunto de veículos movendo-se por vias ou conjunto de aeronaves, trens ou navios movendo-se através de rotas. Pessoas ou bens transportados por estradas, ar, trem ou navio com fins comerciais”.
Diante da definição da Cambridge International Dictionary of English, há quem acredite que o termo Tráfego surgiu do abrasileiramento do termo em inglês “TRAFFIC”.
Fazendo uma comparação das várias definições sobre Trânsito e Tráfego, fica difícil diferenciar claramente os dois termos, podendo ser considerados sinônimos.
Embora tenha participado de muitos fóruns que discutem o assunto, sempre termino num consenso de que o termo mais apropriado a ser utilizado é TRÂNSITO. Então, não precisamos ser rigorosos ao utilizarmos esses termos podendo perfeitamente dizer que o tráfego está intenso, porém com trânsito livre, Superintendência de tráfego ou mesmo Departamento de Trânsito.
Contudo, independentemente da discussão terminológica que tema proposto levanta, o importante é que o trânsito de Rio Branco está melhorando exponencialmente com a administração e empenho da Diretora Geral do Detran – AC Dra. Sawana Carvalho.
Twitter: mtnaganuma