Categorias
Jornal A Gazeta do Acre

SEMÁFORO x MINI ROTATÓRIA

Existe uma polêmica muito grande com relação à colocação de semáforos em determinados locais e como consequência a sincronização delas.

Essa dita sincronização não é uma tarefa simples de ser implementada como a maioria dos usuários imagina que seja. São necessários equipamentos modernos que permitam a interligação de todos os semáforos de uma mesma via, com um só controlador ou que, pelo menos, “conversem” entre eles para que a tão alardeada “onda verde” funcione.

De nada adianta investir em equipamentos modernos, montagem de dispendioso Centro de Controle Operacional (o tão famoso CCO), monitoramento por câmeras via cabo de fibra ótica ou frequência usada pelo telefone celular etc. se não houver, por trás disso tudo, uma grande estrutura de EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO e usá-la para tal fim e também ser integrada ao órgão de segurança local.

Caso seja determinado que a velocidade da via com a “onda verde” seja de 50 km/h e alguns usuários andem a 30, 40 km/h atrapalhando quem deseja usufruir o instituído ali, todo investimento e esforço do órgão responsável foram em vão, porque o congestionamento vai continuar ou até piorar caso a EDUCAÇÃO não estiver funcionando a contento.

Usei a palavra polêmica no início do texto. Polêmico porque o mundo está estudando a melhor forma de eliminar o semáforo em determinados locais para melhorar a fluidez enquanto que aqui no nosso país, o estudo é feito para colocar semáforos. Pura falta de informação.

Entre várias alternativas, a mini rotatória seria uma grande solução para manter o fluxo em movimento contínuo minimizando o tempo, combustível e poluição.

A mini rotatória foi adaptada para a realidade da cidade de São Paulo por um técnico em trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo – CET-SP em dezembro de 1979, meu amigo Antônio Sérgio Barnabé conhecido simplesmente como Barnabé. Com muita luta e ajuda de superiores que compraram a sua ideia, conseguiu colocar em prática sua “adaptação” que hoje é largamente utilizada em todo o Brasil. Eu disse com muita luta? Sim. É isso mesmo. Opositores não faltaram e não faltam até nos dias de hoje. Aqueles que não saem da sala com ar refrigerado para ver o que acontece nas ruas, mas se consideram “deus” na matéria (minúsculo, pois esse deus não é o nosso Deus), mas não sabem absolutamente nada do dia a dia dos condutores e pedestres e insistem em colocar semáforos para piorar a vida dos usuários. Esses são aqueles que estão com o “osso na boca” há mais de 30 anos e não querem largá-lo por nada nesse mundo e se sentem ameaçados por qualquer pessoa que queira inovar.

Deixo o link http://www.youtube.com/watch?v=PGeDCQczjoI onde o Barnabé postou um pequeno filme onde mostra os benefícios da mini rotatória. Parabéns ao nosso querido Barnabé. Logo estarei escrevendo mais algumas de suas peripécias.

Na cidade de São Paulo, estão instalando mini rotatórias em alguns locais estratégicos com intuito de não colocar semáforo. A boa intenção dos técnicos da CET-SP, no entanto, esbarra na falta de ação da área de educação para o trânsito existente dentro da própria empresa. Para os que estão no trânsito todos os dias, parece que essa área inexiste tamanha é a falta de informação do paulistano com relação às regras das rotatórias, seja ela mini ou não. O paulistano não está acostumado com rotatórias. A grande maioria não sabe que tem prioridade quem já está transitando dentro dela, salvo nos casos onde existe sinalização. Mais uma vez a Educação Para o Trânsito fica a desejar como em quase todos os eventos que a área responsável promove na tentativa de diminuir o caos que se instala a cada dia nessa metrópole.

Agora, a discussão gira em torno da instalação efetiva dos corredores segregados para ônibus. Até editoriais de jornais de grande circulação no Brasil estão cometendo o erro de alardear que isso está sendo bastante prejudicial ao trânsito. No meu entender, não estão sendo nada democráticos quando fazem essas críticas, inclusive insinuando que isso está sendo feito pelo partido que está no poder, em detrimento dos louros que poderão colher dos usuários do transporte coletivo para o resultado das próximas eleições.

www.naganuma.com.br    mn@naganuma.com.br    Twitter – @mtnaganuma

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *