Qualquer que seja a opção, a segurança é o principal ingrediente para uma viagem tranquila e cômoda com seu familiares e amigos.
Você, motorista ou motociclista, atenção às recomendações das placas de sinalização, evitar bebidas alcoólicas e atitudes de imprudência. Garantir a manutenção preventiva do veículo com antecedência para não ser pego de surpresa por uma falha mecânica que poderá resultar em grande aborrecimento ou acidente, estragando, com isso, o passeio tão esperado por todos.
Como a incidência da chuva nesse período do ano é muito alta, o cuidado deve ser ainda maior, principalmente com as pistas que não drenam a água adequadamente e com os veículos maiores como os ônibus e os caminhões. Mantenham uma distância de maneira que o “spray” formado pelos veículos maiores não atrapalhe a sua visibilidade e que os limpadores do seu carro dê conta de limpar o seu para-brisa.
Para aqueles que optaram para ir ao litoral, muita paciência e calma ao volante, pois os congestionamentos são inevitáveis e a falta de atenção, desobediência às sinalizações e a pouca distância deixada entre seu carro e o que vai imediatamente à sua frente, pode acabar se tornando uma verdadeira tortura ao invés de uma viagem agradável de um feriado.
A sua atitude/comportamento ao conduzir seu veículo, é o fator principal para uma viagem tranquila e sem sobressaltos. Enfrentando congestionamento por causa de acidente na pista, não deixe que sua curiosidade provoque mais um acidente. Passe pelo local – para matar a curiosidade – dando uma olhada rápida e siga conforme a velocidade permitida pelos policiais rodoviários no local. Não diminua a marcha, pois poderá causar um engarrafamento.
Forçar ultrapassagens, jamais. O acostamento existe para veículos com defeito e não para condutores apressados.
Em grandes congestionamentos, vimos com frequência, os espertinhos utilizando essa faixa suplementar provocando a ira daqueles que estão trafegando corretamente, pois tão logo avistem policiamento ou outro veículo parado por apresentar problemas, cortam entrando abruptamente na pista e não raramente provocando acidentes ou discussões que acabam tornando um grande incômodo a todos.
Evite viagens à noite ou com chuva. A neblina é um fenômeno comum nessa época do ano. Redobre a atenção, diminua a velocidade e nunca trafegue com luz alta, pois o facho da luz alta reflete na neblina com maior intensidade diminuindo, assim, a sua visibilidade.
Saindo do Estado de São Paulo, Paraná e uma pequena parte do sul de Minas Gerais, a grande maioria das estradas está em péssimas condições de conservação, seja ela estadual ou federal apresentando buracos, irregularidades asfálticas, placas encobertas pelo mato ou inelegíveis pela falta de manutenção, tornando-se um perigo a mais para quem está trafegando por elas e outras irregularidades conforme citado em artigo anterior (Condições Precárias das BR’s).
O Congresso Nacional está para aprovar a PPP – Parceria Público Privada, onde o governo, juntamente com a iniciativa privada irá construir e restaurar as estradas federais, ferrovias e portos do país, coisa que não aconteceu até o presente momento e tememos que não irá acontecer caso os escândalos de desvio das verbas se alastre para outros setores como o elétrico e da infra-estrutura.
Ainda, uma recomendação importante e que a grande maioria ignora, é se você está em perfeitas condições físicas para enfrentar a viagem. Se se sentir com fadiga ou algo parecido, adie a partida por algumas horas e procure saber as condições da estrada pelo qual irá trafegar, se não está obstruída ou muito danificada, pois nessa época do ano chove muito e dependendo da região pode haver desmoronamento impedindo a passagem.
Quem corre menos e tem comportamento adequado, vive mais.
www.naganuma.com.br mn@naganuma.com.br Twitter – @mtnaganuma