Um par de palhetas do limpador de para-brisas tem a vida útil de um ano ou mais dependendo da região em que se vive, por causa das condições climáticas. Examinar sempre o nível do reservatório de água do lavador do para-brisas para auxiliar na retirada da lama ou óleo que vem do veículo que está à sua frente.
Para se ter uma limpeza eficiente, é recomendável adicionar, no reservatório de água, um produto adequado para esse fim. É comum as pessoas adicionarem detergente de cozinha. Não se deve fazer isso porque danifica a pintura e ressecam as borrachas das palhetas diminuindo, assim, a vida útil das mesmas. Sem contar que com a grande variação de temperatura, por não ser um produto próprio para essa função, forma-se uma borra dentro do reservatório entupindo todo o sistema.
Para os carros equipados com condicionador de ar, o problema do embaçamento não existe desde que o condutor ligue o dispositivo regulando a temperatura ambiente. Para aqueles que não dispõem desse recurso, é recomendado abrir as janelas o máximo que puder sem que molhe o interior do veículo já que assim o ar circula e evita que os vidros fiquem embaçados.
Limpar sempre os vidros por dentro, pois com o calor e a transpiração das pessoas o vidro tende a ficar engordurado colaborando para o embaçamento e dificultando a limpeza, mesmo com pano próprio para isso. Não passe a mão no vidro embaçado.
“Dicas da Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo
– Reduza a velocidade;
-Mantenha sempre a distância de segurança do carro à frente;
– Ultrapasse com cuidado;
– Nunca use farol alto em locais com neblina. O reflexo da luz vai ofuscá-lo e você enxergará menos.
– Nunca use o pisca alerta com o carro em movimento. O motorista de trás pensará que o veículo está parado, tentará desviar e poderá provocar um acidente.
– Verifique se a ventilação interna está funcionando. Caso contrário, mantenha aberta uma janela de modo a evitar o embaçamento interno dos vidros.
– Use limpador de para-brisa, desembaçador e lavador de vidros. Não passe a mão no vidro.
– Reduza ou apague as luzes do painel. Elas distraem e diminuem a visão.
– Evite freadas bruscas. O chão poderá estar escorregadio, ocasionando riscos de colisão traseira.
– Não pare na pista. De preferência, não pare nem no acostamento, procure um ponto de apoio.
– Se a neblina for muito espessa, procure um local seguro para parar, por exemplo: postos de serviço ou uma Base da Polícia Militar Rodoviária.
– Se precisar parar na rodovia, ligue o pisca alerta, sinalize 100 m antes e tire todos do carro, mesmo que esteja frio ou chovendo, permanecendo em local seguro”.
Quando deparar com chuva, reduza consideravelmente a velocidade, pois logo que começa a chover, a pista asfáltica ainda está muito empoeirada e com resíduos de graxa e óleo deixado pelos veículos. Essa poeira e esses resíduos formam uma verdadeira camada de lama bastante escorregadia facilitando derrapagens.
A mistura de chuva com pneus carecas são fatais. Mistura para quem não tem amor à própria vida e colocando a dos outros em risco. Os sulcos dos pneus são responsáveis pela drenagem da água garantindo a aderência e evitando a famosa aquaplanagem.
Lembrem-se: pneus com sulcos abaixo de 1,6mm também pode gerar multa. Então, todo cuidado é pouco e façam uma verificação minuciosa antes de transitar pelas rodovias.
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