Nas cidades do mundo todo, o dia 22 de setembro é comemorado o dia mundial sem carro onde as pessoas, dentro das possibilidades de cada um, deixam o automóvel na garagem e usam um meio de transporte, de preferência que não causem poluição, ou aquele que é oferecido pelo poder público.
Criado na França em 1997, adotado por várias cidades europeias já no ano de 2000 e no Brasil em 2001 com envolvimento de 11 cidades de vários estados e com tímida iniciativa na cidade de São Paulo em 2003 e iniciada oficialmente em 2005. Essa data tem como objetivo estimular a população a refletir sobre o uso excessivo do veículo motorizado seja ela automóvel ou motocicleta, para que revejam a dependência criada com relação aos veículos automotores. Experimentar, pelo menos por um dia, outras formas de mobilidade descobrindo rotas mais interessantes ou um modal diferente não motorizado e com isso, fazer uma reflexão da vida que existe além do assento da moto ou do para brisa do automóvel.
A União Europeia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade Sem Meu Carro” que conseguiu a adesão de 760 cidades que no ano seguinte dobrou para 1683 cidades participantes. Com o êxito da iniciativa do Dia Europeu Sem Carro, a comissão organizadora instituiu no ano de 2000, a Semana Europeia da Mobilidade.
Em 2010, inspirados pelas ações europeias, a cidade de São Paulo criou a semana de ações de mobilização e conscientização sobre os impactos da falta de mobilidade, ficando denominado como a Semana da Mobilidade (16 a 22 de setembro 2013) que está tendo a adesão de várias cidades pelo pais todo.
Foi criada, também, em 2012, a Campanha “MEU GOVERNO NÃO COLABORA” que tem o seguinte “slogan” (frase de efeito) “Eu apoio o Dia Mundial SEM CARRO Mas o Governo da Minha Cidade NÃO COLABORA” que teve a adesão de 11 cidades importantes dos estados de Minas Gerais, Bahia e São Paulo. Com toda a vontade de descobrir e construir uma cidade melhor, os militantes tentam conversar com o poder público sempre acreditando que é possível melhorar a mobilidade com sustentabilidade e conseguir mais e mais adesões para o Dia Mundial Sem Carro, mas acabam esbarrando no governo que não colabora.
Nas várias cidades que aderiram à Semana da Mobilidade, estão acontecendo atividades como palestras, passeios e para encerrar a semana no dia 22/09, uma programação inusitada que é O Dia Mundial Sem Carro em clima de praia na principal via da cidade. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a “Praia na Paulista” que consiste em várias atividades das 08 às 18 h na Av. Paulista e após as 18 h em outros locais já pré-determinados.
Em 2011 algumas cidades começaram a programar eventos para o mês todo, informalmente intitulado como “Mês da Mobilidade” que em 2011 já contou com adesão de muitas outras cidades do país.
Nessa Semana da Mobilidade ou no Dia Mundial Sem Carro, o foco está no uso da bicicleta deixando de mencionar o patins, skate ou mesmo que a pessoa ande a pé. O uso da bike sem dúvida nenhuma é um excelente modal para deslocamento melhorando a mobilidade e contribuindo para diminuir os impactos ao meio ambiente. Ninguém menciona que ao longo do último século, nossas cidades foram projetadas e adaptadas para atender aos automóveis ao transporte público e aos veículos destinados às gargas pesadas ou leves. A grande maioria foi crescendo sem dar a devida importância para mobilidade das pessoas que nelas vivem.
Estamos assistindo ao resultado desse descaso ou esquecimento, tamanha a demanda pelos veículos automotores com incentivos, tanto às montadoras quanto ao consumidor com financiamentos facilitados resultando num pseudo crescimento da classe média.
Volto a insistir que todas as campanhas terão resultados pífios sem a devida Educação Para o Trânsito. A maioria dos órgãos que cuidam da Mobilidade, não gasta nem a metade da verba orçamentária que lhe é destinada para a Educação, desviando-a para outras finalidades.
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