Esse “boom” industrial que sustenta parte da economia mundial com uma enorme força interferindo até nos meios políticos mais conservadores movem montanhas, destituem políticos e têm a capacidade de alterar profundamente a economia e até os costumes das localidades onde elas se instalam.
Não podemos negar que ela é um ingrediente fundamental para a economia, gera empregos e é um elemento desenvolvimentista importante para um país e, principalmente, para a região que ela se instala.
Colabora com a meta de crescimento da produção industrial e da infraestrutura, com participação ativa do estado, como base da economia e o conseqüente aumento do consumo.
O automóvel é um eficiente meio de transporte facilitando o intercâmbio cultural e comercial entre os povos, propiciando um relacionamento mais intenso e contínuo, mesmo que estejam a distâncias maiores.
Com a concentração humana se tornando maior a cada ano, surgem também o trânsito mais intenso. Isso significa um convívio maior das pessoas nas vias públicas envolvendo uma série de fatores que devemos levar em consideração. Fatores estes que podem levar o indivíduo a se tornar agressivo, violento e, por consequencia, propenso a provocar acidentes.
Nas vias, encontramos todos os tipos de pedestres (o zombador, o agressivo, o brincalhão, o apressado, orgulhoso e vários outros tipos) e também vários tipos de condutores (o recém-habilitado, domingueiro, o dono da rua, o super experiente, o bêbado ) e assim muitos outros que, em contato com a aglomeração, é difícil prever sua reação diante de acontecimentos que fogem à regra do dia a dia, já que é necessário conviver pacificamente, respeitando direitos e deveres alheios à sua vontade para que haja harmonia no contexto em que ele se encontra.
É sempre bom lembrar que você não está sozinho no trânsito e que as leis não foram feitas apenas para os outros cumprirem. Foram feitas para você também e que grande parte dos problemas existentes no trânsito ocorrem por falha humana, isto é, ocorrem por causa do seu comportamento/atitude inadequado à situação do dia a dia.
Alguns itens que valem a pena serem ressaltados com relação ao comportamento humano: Inversão de valores (usar o veículo como um instrumento de vaidade, competição, força) – Descontrole emocional (a sua vontade ou seus problemas é que devem ser respeitados, gestos obscenos, palavrões) – Egoísmo (os outros não existem, só você) – Normas e regulamentos (as leis são para os outros, não para você) – Desconhecimento (não dirige corretamente porque não conhece as leis de trânsito) – Planejamento do seu horário (apressadinho tentando recuperar o tempo perdido perturbando os outros) entre muitos outros.
No relacionamento constante em que o ser humano se encontra com o ambiente e com outros indivíduos é que ele encontra a realização e satisfação de suas necessidades. Todos ali presentes, catador de papel, ciclista, carroceiro, pedestre etc., estão interagindo socialmente, isto é, enfrentam problemas de trânsito como congestionamentos, aglomeração demasiada numa só localidade, cumprir horários e fazem uso dos direitos e deveres comuns a todos.
Abrir mão dos seus direitos em detrimento dos direitos dos outros por mais que isso seja difícil para você, ajudar uns aos outros para que o trânsito seja menos irritante é o primeiro passo a ser tomado para um trânsito com mais civilidade.
www.naganuma.com.br mn@naganuma.com.br Twitter – @mtnaganuma