POLO GERADOR DE TRFEGO

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Nos centros em desenvolvimento surgiram novos desafios para os tcnicos em trnsito, meio ambiente e de outras reas relacionadas mobilidade e ao direito do cidado de ir e vir.

So os plos geradores de trfego (nomenclatura do nosso Cdigo de Trnsito). So os grandes empreendimentos imobilirios, shopping centers, universidades, centros de convenes, restaurantes e muitos outros que se deslocaram para fora do tradicional centro comercial especialmente para desafogar o local j saturado.

No ano de 2001, o DENATRAN divulgou o MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE PLOS GERADORES DE TRFEGO. Pois bem. Isso seguido? Talvez somente apenas alguns itens mais significativos.

Os transtornos causados por um empreendimento mal elaborado podem ser enormes no s no local, mas em toda a cidade provocando grandes congestionamentos com conseqente aumento do consumo de combustvel, poluio, danos ao meio ambiente, prejudicando a mobilidade do cidado, diminuindo a segurana, etc.

Porque essa confuso aconteceria justamente nesse local que sempre foi um osis para se viver? Simples. Normalmente o Poder Pblico concede a autorizao para a instalao mediante pagamento de impostos e outras taxas necessrias seguindo apenas um procedimento burocrtico. O problema se inicia exatamente a.

Vou citar o exemplo da construo de um shopping em So Paulo. Ele seria inaugurado em 60 dias, mas a elaborao de seu projeto no foi executado em parceria com o Departamento de Transporte Pblico que quem controla os Txis, nem com o Sindicato dos Taxistas, nem com a So Paulo Transportes SP-TRANS (gestora do transporte pblico coletivo do municpio) e ouviram o que foi mais conveniente da comunidade local. Entendeu-se somente com a Secretaria de Obras Pblicas, pois sem o aval dela no teria autorizao para construir (posso ter esquecido de mencionar algum rgo).

O shopping foi inaugurado sem baias para taxis, sem faixas de segurana para pedestres em locais adequados ou passarelas, se fosse o caso, sem recuos para parada de nibus com os devidos abrigos e sem quaisquer medidas preventivas foi construdo um estacionamento para trs mil veculos. Estava instalado o caos. Sem sinalizao viria adequada ou especialmente instalada para melhor orientao, sem parada para taxis que necessariamente estacionavam em qualquer local, para piorar a situao os nibus continuavam parando em seus pontos pr-determinados antes da abertura do shopping (onde a logstica era completamente diferente) e sem contar com os pedestres que comearam a circular em grande nmero pela localidade correndo srios riscos de sofrer algum acidente. Isso aconteceu e foi noticia por muito tempo.

Na poca da inaugurao, recordo-me perfeitamente que o tempo de espera para entrar no estacionamento do shopping para 3.000 (trs mil) veculos era de aproximadamente 3:30h e igualmente o mesmo tempo para se conseguir sair.

Passada a inaugurao e a confuso armada comearam a pensar em linhas especiais para nibus, paradas de taxis (quebrando inclusive parte do que havia sido recm construdo para que fosse viabilizada a acomodao dos mesmos), passarelas, faixas para pedestres, reorganizao da geometria e muitas outras providncias que deveriam ter sido inicialmente tomadas na elaborao do projeto visto que era sabida de antemo que um shooping center sinnimo de polo gerador de trfego e por conseguinte aumento de circulao de veculos, pedestres e assim sucessivamente com suas devidas particularidades e necessidades a serem providenciadas pelo Poder Pblico. Enfim, todo esse rearranjo consumiu mais de 30 dias o que provocou um tumulto generalizado em todos os arredores do novo shooping.

Nos dias de hoje, considero esse tipo de problema reflexo do descaso total do Poder Pblico. A falta de entrosamento entre rgos municipais, estaduais e federais algo que chamaria de Tenebroso. Impossvel me conter em dizer aqui, que quem dificulta esse entrosamento so, infelizmente, os DINOSSAUROS da nossa Administrao Pblica. E, pela vaidade de alguns, o bvio: Quem sofre as conseqncias?

A populao, naturalmente.

Como j dizia Chico Ansio, o povo que se exploda!!!!!

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Twitter: @mtnaganuma