Naganuma - Advocacia e Consultoria em Trânsito e Transporte Público

JA slide show

VARIAÇÕES DA SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

E-mail Imprimir PDF

Hoje dia 10/01/2015, é Dia de São Gonçalo, Dia da Morte de João Fernandes Vieira Herói da Insurreição Pernambucana (1681), Dia do Santo Agatão, Dia de São Gregório X, Dia de São Guilherme, Dia de São Nicanor, Dia da Festa de São Gonçalo do Amarante.

A Sinalização Horizontal é um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias.

Esse tipo de sinalização tem várias finalidades tais como aumentar a fluidez, orientar os usuários da via, transmitir mensagens aos condutores e pedestres para que tenham a percepção e, principalmente, entendimento da informação sem desviar a atenção da via. A sinalização precisa ser clara de modo a ser reconhecida e compreendida pelos usuários, independente da frequência com que é utilizada.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “é preciso assegurar à sinalização horizontal os seguintes princípios: Legalidade – CTB e legislação complementar, Suficiência – permitir fácil percepção, Padronização – seguir padrão legalmente estabelecido, Uniformidade – situações iguais sinalização com mesmo critério, Clareza – transmitir mensagem objetivas de fácil compreensão, Precisão e confiabilidade – corresponder à situação existente, Visibilidade e legibilidade – ser interpretada em tempo hábil para tomada de decisão, Manutenção e conservação – estar permanentemente limpa, conservada e visível”.

A sinalização horizontal pode ser utilizada como auxiliar da sinalização vertical ou em conjunto, dependendo da geometria, topografia ou fluxo do local a ser empregada contribuindo para maximizar o uso do espaço viário disponível.

Para tanto, a manutenção e conservação é de extrema importância para a segurança dos usuários visto que a falta desta, limita a visibilidade e eficiência principalmente se o local for propício às intempéries da natureza.

O tema em questão é constituído por padrões e formas que definem os tipos de marcas viárias que são as Linhas contínuas, tracejadas ou seccionadas, Setas símbolos e legendas aplicadas no pavimento, Cores, amarela, vermelha, branca, preta, azul que são utilizadas conforme as normas ABNT bem como os materiais utilizados, a aplicação e manutenção. Esse tipo de sinalização é, conforme o CTB, classificado como segue: Marcas Longitudinais, Marcas Transversais, Marcas de Canalização, Marcas de Delimitação e Controle de Parada e/ou Estacionamento e Inscrição no Pavimento.

Agora que estamos em pleno verão com muita chuva, tanto o condutor quanto pedestres, precisam prestar muita atenção às sinalizações em geral, pois a chuva, após longo período de estiagem, gera enxurradas e move areia, barro e objetos de outros lugares, podendo atrapalhar a sinalização existente e assim dificultar a percepção das marcas imprimidas no local.

É comum, principalmente em cidades pequenas, as marcas estarem quase que totalmente apagadas causando acidentes ou provocando discussões por causa de multas aplicadas por estacionamento incorreto, pois a sinalização horizontal está quase invisível passando despercebido por quem não está acostumado com a localidade. Isso acontece porque as sinalizações são pintadas com tinta especial de longa duração e resistentes ao calor intenso mas não aguentam o tráfego pessoas, de veículos e chuva forte por muito tempo. Precisaria ser repintada com frequência já que é um produto mais barato. Mas não é o que acontece.

Nas grandes metrópoles e nos municípios com orçamento privilegiado por causa da arrecadação de tributos devido ao incentivo para a instalação de indústrias e afins, as sinalizações horizontais são efetuadas com uma espécie de massa especial antiderrapante (da cor determinada para o local) que é sobreposta ao asfalto sob alta temperatura, ficando saliente e com durabilidade muito maior que as tintas.

Essa saliência, dependendo do tipo de sinalização a que for destinada, serve também como sinalizador sonoro ou sensorial uma vez que ela provoca trepidações discretas e constantes no veículo servindo para alertar o condutor a prestar atenção no que acontece logo à frente ou ao seu redor.

Condutores e pedestres devem ter como hábito, sempre olhar as sinalizações.

www.naganuma.com.br      Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.       Twitter - @mtnaganuma

 

Enquete

Se você fosse um Gestor Público qual dos temas a seguir estaria no topo de suas prioridades?
 

Visitantes Online

Nós temos 10 visitantes online