Naganuma - Advocacia e Consultoria em Trânsito e Transporte Público

JA slide show
Erro
  • XML Parsing Error at 1:191. Error 9: Invalid character
  • XML Parsing Error at 1:102. Error 9: Invalid character

MUDANÇA DO SENTIDO DAS RUAS

E-mail Imprimir PDF

Hoje dia 25/10/2014, é o Dia do Dentista, Dia da Democracia, Dia do Cirurgião Dentista, Dia Nacional da Saúde Bucal, Dia da Construção Civil, Dia do Sapateiro, Dia Mundial do Macarrão, Dia Mundial da Temperança, Dia de São Frei Galvão e Dia Internacional contra Exploração da Mulher.

O aumento da frota de veículos, a ausência de criação de vias alternativas, a carência de estacionamentos rotativos, a dificuldade em implantar ciclovias e calçadas, frota do transporte coletivo urbano com idade avançada, a não implantação de novas linhas e de terminais urbanos periféricos, tem causado transtornos aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, principalmente em ruas consideradas centro comercial e grandes corredores (vias arteriais).

Como solucionar problemas de congestionamentos em determinados horários? Como resolver a questão da mão dupla numa rua que tem 7m (sete metros) de largura e como melhorar a fluidez do trânsito, a segurança e tranquilidade dos usuários nessas condições com o mínimo de impacto àqueles que moram ou tem seu estabelecimento comercial nesses locais?

Parecem perguntas fáceis de serem respondidas mas não é bem assim. Não é bem assim justamente porque existem alguns fatores já instalados que antecedem a todos os eventos acima  elencados.
Há quem diga que o aumento populacional e suas consequências desenvolvimentistas é que é o grande vilão de todo esse caos que se verifica em alguns médios e grandes centros.

Surge, então, o Sistema Binário que vem a ser a mudança do sentido da via, transformando-a em sentido único. Como exemplo: se existem dois corredores principais paralelos, um deles segue sentido norte e o outro sentido sul eliminando o duplo sentido numa mesma via.

Esse sistema é um projeto que propõe uma série de mudanças, não só no trânsito da cidade, como também nos hábitos e costumes da população em geral que deverá estar atrelada a outras importantes intervenções tais como: estacionamentos rotativos combinado com construção ou reforma de passarelas; implantação de semáforos inteligentes integrado a faixas para pedestres com fortes ações de educação para o trânsito através de panfletagem, imprensa falada e escrita entre outros.

Aliado a isso, deverá ser feito estudo das vias transversais para verificar se as já existentes estão em boas condições para uso bem como se há a necessidade de abrir novas interligações viárias entre os dois corredores.

A implantação do sistema binário deverá incluir o transporte coletivo com o programa de tratamento dos pontos de ônibus, onde haverá a criação de baias (recuos) para as paradas ou operação dos mesmos em pistas segregadas, além da instalação de novos abrigos para os passageiros em todos os pontos dos corredores e da recuperação das calçadas, melhorando assim as condições de conforto e segurança das operações de embarque e desembarque de passageiros nos pontos.

O ideal para esse projeto seria, dentre as intervenções até agora citadas, a instalação de câmeras nos principais cruzamentos e monitoradas por um Centro de Controle onde estariam interligados os semáforos e as câmeras que poderiam ser aproveitadas, não só para o trânsito, mas também para o órgão de segurança da localidade.

É de grande importância que se faça a regulamentação do uso da via com relação aos horários de carga e descarga e à proibição de estacionamento ao longo desses corredores.

Em algumas cidades, adotam-se medidas duvidosas colocando dificuldades para os condutores usuários. São colocadas em prática duas vias paralelas no mesmo sentido e duas no sentido contrário, o que dificulta e faz com que, em alguns casos, o trajeto fique mais complicado e demorado dependendo do porte e quantidade de veículos da cidade.

O ideal seria uma rua num sentido e a outra paralela no sentido contrário, evitando, assim, o transtorno de, muitas vezes, ter que se deslocar mais que o necessário para atingir o local onde se deseja estar. Naturalmente isso depende de tudo que foi abordado no início da matéria e de muito planejamento sempre focando no impacto que poderá causar, tanto ambiental quanto social.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.     www.naganuma.com.br    Twitter - @mtnaganuma

 

Menu

Enquete

Se você fosse um Gestor Público qual dos temas a seguir estaria no topo de suas prioridades?
 

Visitantes Online

Nós temos 24 visitantes online

Espaço Cultural